Vamos falar sobre HPV

 

Em uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde, observou-se que 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV).  Do total casos confirmados, 38,4% das pessoas registraram um dos tipos mais perigosos de HPV, capaz de causar câncer.

Mas que bicho é esse?

HPV é a sigla de um grupo de vírus transmitidos sexualmente, pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Em todo o mundo é a infecção sexualmente transmissível mais comum. Apesar de a camisinha feminina ser mais eficiente que a masculina (por cobrir uma área genital maior), só o uso de preservativo não exclui o risco de contágio.

Sabe-se que o sistema imunológico nos primeiros dois anos após a infecção conseguir eliminar o vírus em cerca de 80% dos casos, porém a reinfecção é frequente pois existem cerca de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 deles podem infectar a região anal e genital. Das 13 variedades de HPV consideradas oncogênicas (causadoras de tumor), os tipos 16 e 18 são os mais comuns.

A infecção geralmente é super silenciosa e a gigantesca maioria dos portadores não faz nem ideia do que carrega o invasor dentro do corpo. Apenas 5% dos contaminados costumam sofrer efeitos diretos da ação do vírus, apresentando a formação de verrugas na região genital, na boca e na garganta. Eventualmente, as mudanças são internas, podendo o vírus estar relacionado a vários tipos de câncer, como o de colo de útero, vagina, vulva, ânus, pênis e garganta. 

Já que a camisinha não é 100% efetiva no controle, e há vacina eficaz principalmente contra os tipos 16 e 18, potencialmente causadores de  câncer, por que não se vacinar? 

Proteja-se, converse com seu médico e tire as dúvidas. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: