Herpes Zoster

Toda pessoa que já teve catapora está sujeito a desenvolver o Herpes Zoster. O vírus varicela-zoster após o episódio inicial de catapora fica incubado em um nervo e, por alguma razão que não conhecemos ainda, caminha por ele e provoca lesões parecidas com as da catapora. Cerca de 20% das pessoas podem ter herpes-zóster em algum momento da vida

Os primeiros sintomas são um pouco de formigamento e dor no lugar onde vão aparecer as lesões e, em alguns casos, febre baixa no início. Depois, começa a aparecer vermelhidão no local afetado e só então eclodem as bolhas com água, ou seja, as vesículas contendo o vírus.

Como o herpes-zóster caminha por um nervo responsável pelas sensações da região onde se situa, sua inflamação pode provocar uma dor intensa chamada nevralgia exatamente no local em que a lesão apareceu. A inflamação do nervo pode ser de tal magnitude que provoca uma nevralgia que persiste por muito tempo – em média mais de cem dias – e exige a prescrição de remédios potentes para tirar a dor. Há, ainda, um percentual pequeno de pessoas que manifesta dor permanente depois da crise de herpes.

Em termos de tratamento, a primeira coisa a fazer para controlar a dor é dar remédios contra o herpes-zóster o mais cedo possível. A segunda é tratar as pessoas que apresentam nevralgia por tempo prolongado com medicamentos para esse tipo específico de dor causado pela inflamação do nervo.

Anúncios

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: